O blogojornalismo pró-direitos humanos é a ferramenta prática que encontrei para debater direitos humanos; interpelar e vigiar as autoridades estatais, especialmente no que diz respeito ao cumprimento do direito (inter)nacional dos direitos humanos e na implementação das políticas públicas e trazer reflexão contextualizada sobre Moçambique. Começo este ano, 2014, a debater direitos humanos, a partir de uma perspectiva dos africanos bantu. A isso chamo de direitos bantu-cosmopolitas...
quarta-feira, 5 de março de 2014
Distrito de Angoche já possui Gabinete de Atendimento à Mulher e Criança
República de Moçambique
Ministério do Interior
CONVITE À IMPRENSA
O QUÊ: Inauguração do Gabinete de Atendimento à Mulher e Criança
QUEM: Representante do Governo Provincial
Comandante Provincial da PRM de Nampula da PRM,
Departamento da Mulher e Criança do Comando Geral da PRM
Responsáveis e quadros da Saúde, Educação, Justiça e Acção Social
Representante do UNICEF
QUANDO: Sábado, 8 de Março de 2014 pelas 09h00
ONDE: Gabinete de Atendimento à Mulher e Criança, distrito de Angoche, Província de Nampula
PORQUÊ: Em Moçambique, a maioria das mulheres e crianças estão a sofrer alguma forma de violência. Metade das raparigas do nosso país se casam antes de completarem 18 anos (48 por cento, IDS 2011). E 14 por cento das raparigas se casam antes dos 15 anos de idade. 38 por cento das adolescentes de 15-19 anos que são mães ou estão grávidas do primeiro filho (IDS, 2011). Mais da metade das mulheres em Moçambique sofreram violência física e/ou sexual perpetrado por um homem (54 por cento, Inquérito sobre Violência Contra a Mulher 2004).
Um inquérito realizado pelo Ministério da Educação em 2008 indica que o abuso sexual e a violência estão presentes nas escolas do país. Os alunos não sabem a quem se dirigir na escola para denunciar casos de violência. O medo de represálias e a vergonha levam alunos a se manterem em silêncio.
Apenas um número muito pequeno dessas vítimas denunciam à Polícia. Estamos a falar de milhões de vítimas silenciosas e apenas 25 mil denúncias à Polícia por ano. Um número ainda menor tem acesso à justiça e serviços de apoio psicológico e social.
Nesta perspectiva, neste dia de 8 de Março – dia Internacional da Mulher - o Governo de Moçambique através da Polícia da República da Moçambique e seu Departamento de Atendimento à Mulher e Criança está a inaugurar o Gabinete de Atendimento à Mulher e Criança em Angoche. O mesmo foi construído com o apoio do UNICEF. Este Gabinete faz parte de uma rede nacional que conta com mais de 20 Gabinetes, agora em todas as capitais provinciais e alguns distritos, mais de 260 secções de atendimento à mulher e criança nas esquadras e hospitais e mais de 450 agentes da Polícia treinados para este atendimento.
Para mais informação queira contactar:
Dra. Lurdes Mabunda, Chefe do Departamento da Mulher e Criança, Polícia da República de Moçambique, MINT, Cel: +258-824883500, Email: lamabunda@yahoo.com.br
Patricia Nakell, Especialista de Comunicação, UNICEF Moçambique, Tel: +258-82 312 1820,
Email: pnakell@unicef.org
(See attached file: Convite a Imprensa_Gab de Atendimento a mulher_Angoche MARCO 2014.doc)
Emidio Machiana
Partnerships Officer / Oficial de Parcerias
UNICEF Mozambique
Av do Zimbabwe, 1440, C.P. 4713,Maputo, Moçambique
Office tel: +258 21 481-100, Direct line: +258 21 481-180, Mobile: +258 82 0305100,
Email: emachiana@unicef.org; Web: http://www.unicef.org/mozambique_
Unite for Children / Juntos pelas crianças
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário