sexta-feira, 20 de junho de 2014

Direito à saúde em Moçambique: Maternidade de Xai-Xai é modelo em todo o país






Por Virgílio Bambo

O MINISTÉRIO da Saúde (MISAU) procedeu na passada segunda-feira à acreditação da maternidade do Hospital Provincial de Xai-Xai como a primeira unidade modelo no país, em reconhecimento do desempenho no cumprimento dos padrões de qualidade definidos por aquele sector nos cuidados da mãe e da criança.

O acto foi dirigido pela Vice-Ministra da Saúde, Nazira Abdula, que na ocasião considerou aquele momento como sendo um reconhecimento dos elevados níveis de organização e desempenho resultantes de um trabalho abnegado levado a cabo não só pelos trabalhadores da Saúde como também do contributo da comunidade local através do comité de co-gestão, naquela que é a maior unidade sanitária de Gaza.


Trata-se, segundo a vice-ministra, de resultados caracterizados por melhorias significativas na qualidade de cuidados oferecidos aos seus utentes, em particular às mulheres e bebés, servidos pelo Hospital Provincial.
Nazira Abdula disse ainda que o evento se reveste de capital importância por representar a resposta do Governo na agenda nacional para a melhoria do acesso aos cuidados de saúde de qualidade e humanizados.

Ainda de acordo com a nossa fonte, tendo em consideração a importância que a mulher e a criança têm para o país desde a independência nacional que o seu bem-estar e saúde têm sido uma das principais preocupações e prioridades do Governo.

Nessa perspectiva, ao longo do tempo o Ministério da Saúde tem vindo a desenvolver e implementar políticas, estratégias, programas, planos nacionais e intervenções para responder às necessidades de saúde e reduzir a morbi-mortalidade naqueles dois grupos-alvo.

“Permitam-me lembrar importantes marcos que determinaram a razão da nossa presença hoje para celebrar a Iniciativa Maternidade Modelo, que é um processo transformativo das maternidades em centros assistenciais de qualidade e humanizados para as mulheres, mães, bebés e suas famílias”, esclareceu a vice-ministra.

Num outro passo da sua intervenção, Nazira Abdula referiu tratar-se de uma iniciativa coordenada pela Direcção Nacional de Saúde Pública em conjunto com a Direcção Nacional de Assistência Médica, com o apoio técnico de parceiros de cooperação.

É de recordar que o Hospital Provincial de Xai-Xai iniciou a implementação da Iniciativa Maternidade Modelo em Dezembro de 2009.
Para além do atendimento humanizado, respeitoso e de qualidade foram criadas plataformas de inclusão do contributo e opiniões dos utentes e dos trabalhadores no processo de melhoria da qualidade dos serviços de saúde materna e aos bebés recém-nascidos, dentre várias intervenções de vulto.

Por seu turno, o governador de Gaza, Raimundo Diomba, discursando naquele acto, disse que aquela acreditação e reconhecimento constituem para a província, um motivo de orgulho por se celebrar mais uma vitória, resultante de muito trabalho, dedicação, imenso sacrifício e sobretudo de solidariedade humana, amor, responsabilidade e entrega.

“É um acontecimento muito importante e de um grande simbolismo e que nos enche de orgulho. Gostaria de saudar a Direcção do Ministério da Saúde e parceiros de cooperação por estarem hoje aqui presentes nesta cerimónia de acreditação da Maternidade do Hospital Provincial de Xai-Xai e pela busca permanente de soluções para os problemas da Saúde em geral, e em particular para a saúde da mulher e da criança nesta província”, realçou Raimundo Diomba.

Fonte: Jornal Notícias, dia 20.06.2014
www.jornalnoticias.co.mz

Sem comentários: