sábado, 21 de junho de 2014

Direito à água e o acesso à agua potável nos centros urbanos de Moçambique

 

AS metas estabelecidas no Plano quinquenal do governo no que se refere ao abastecimento de água urbana serão cumpridas, segundo garantias dadas pelo Ministro das Obras Públicas e Habitação, Cadmiel Muthemba.

Com efeito, segundo o titular da pasta das Obras Públicas e Habitação, até ao momento foram estabelecidas 241.892 ligações domiciliárias e 520 fontenárias, beneficiando 1.4 milhões de pessoas adicionais.

 
De igual modo, segundo a fonte, dezasseis cidades do nosso país beneficiaram da reabilitação e expansão dos seus sistemas de abastecimento de água com destaque para Maputo, Maxixe, Chimoio, cidade de Manica, Quelimane e Nampula.

No quadro da gestão delegada, aquela entidade prosseguiu com o princípio de delegação do serviço de abastecimento de água e reformulou a estratégia de envolvimento do sector privado com vista a criar uma capacidade nacional forte para a gestão dos sistemas.
É neste quadro que vários sistemas foram adjudicados à gestão do empresariado nacional nas vilas e nas pequenas cidades.

No âmbito da melhoria dos serviços ao consumidor em termos de fiabilidade, qualidade de água, tempo de atendimento e de distribuição, foram estabelecidas mais de 16 lojas de atendimento público e aumentadas as horas de distribuição de dez, em 2010, para 16 horas, em 2014.

Nas zonas rurais também houve registo de progressos com a construção e reabilitação de 9.650 furos de água, beneficiando adicionalmente 2.9 milhões de pessoas.

Estas realizações, segundo Muthemba, são visíveis na melhoria da qualidade de vida nas comunidades, pois o tempo que os concidadãos levavam a percorrer longas distâncias para acarretar água, é agora usado para actividades produtivas.

O desafio neste momento, segundo ajuntou a nossa fonte, tem a ver com a sustentabilidade das fontes de água sobretudo nas zonas rurais.

O plano quinquenal do governo previa, entre outras realizações, o aumento da provisão e acesso à água potável nas zonas rurais e vilas para 69 por cento no ano de 2014, servindo cerca de 13,5 milhões de habitantes e para 70 por cento nas zonas urbanas, servindo cerca de 4 milhões de habitantes vivendo nas cidades, contribuindo, deste modo para o alcance das metas de desenvolvimento do milénio para 2015.

Nas chamadas zonas áridas e semi-áridas, de acordo com Muthemba, foram construídas e reabilitadas 33 pequenas barragens como é o caso do reservatório escavado de Mucuine I e II, em Funhalouro, a represa de Mungare, no Guro, e de Kulula, em Namaacha.
A ideia prevalecente é aumentar a capacidade de armazenamento da água para o consumo, agricultura e abeberamento do gado.

Fonte: Jornal Notícias On-line, 21.06.2014

Sem comentários: