sábado, 25 de abril de 2009

Custódio Duma: Advogados moçambicanos têm baixa compreensão de direitos humanos

O www.bantulandia.blogspot.com continua em busca de iguarias de direitos humanos. Mais uma vez, convida o estimado leitor para se deliciar em sua mesa. Por isso, na entrevista que se segue compreende-se que ser advogado não é sinónimo de saber temas sobre direitos humanos. Com efeito, o blog traz, hoje e agora, o já conhecido advogado em direitos humanos, o moçambicano Custódio Duma*, o qual usando do seu direito à fala denuncia: “Alguns advogados continuam a pensar que direitos humanos só servem para defender bandidos ou beneficiar a oposição política do país”. Em sua experiência advogatícia afirma não conhecer caso algum em que um cidadão moçambicano tenha colocado o Estado à barra do tribunal, exigindo o direito à alimentação, saúde, educação, infantário, habitação ou outros direitos similares. Siga a entrevista conduzida por Josué Bila

Bantulândia - Qual tem sido o papel do advogado moçambicano na defesa dos direitos humanos?
Duma - Olha, existe, em Moçambique, cerca de 600 advogados. Mais de metade desses advogados moram na cidade capital do país, Maputo. Há províncias com um só advogado, como é o caso de Tete, Niassa, entre outras. Mesmo assim, cerca de metade desses advogados não exerce a profissão. Dos advogados que exercem a profissão, são pouquíssimos que entendem de direitos humanos, sendo que quando me perguntas qual é o papel dos advogados moçambicanos na defesa de direitos humanos, na prática, digo nenhum. Porém, reconheço o papel dos advogados ligados às organizações de direitos humanos e alguns poucos ligados à Comissão dos Direitos Humanos na Ordem dos Advogados. O papel desses poucos tem sido de garantir o acesso à justiça ao cidadão, uma justiça efectiva e de qualidade.

Bantulândia – Diz que são pouquíssimos os advogados moçambicanos que entendem de direitos humanos. Então, desses pouquíssimos, qual é o nível de conhecimento de direitos humanos?
Duma - É muito baixo; no geral, é muito baixo, embora um e outro, principalmente os que estão ligados às organizações da sociedade civil, tenham lucidez em relação a matéria. Na verdade, o conceito de direitos humanos, em Moçambique, ainda está em construção e, em alguns casos, são os próprios advogados que o torcem ou o desvirtuam.
Alguns advogados continuam a pensar que direitos humanos só servem para defender bandidos ou beneficiar a oposição política do país. É triste saber que advogados há que pensam desta maneira.

Bantulândia - Por que advogados moçambicanos pensam que direitos humanos só servem para defender bandidos e oposição política?
Duma - Olha, na verdade essa percepção não é só de alguns advogados; é de uma boa parte da sociedade. Isso acontece porque ainda não perceberam o verdadeiro conceito de direitos humanos, que é o básico; só depois disso é que é possivel perceber que os acusados de terem cometido crimes também têm direito à assistência jurídica.

Bantulândia - É comum que advogados moçambicanos utilizem instrumentos internacionais de direitos humanos ratificados por Moçambique?
Duma - Não é comum.

Bantulândia - Por que não é comum?
Duma – Não sei bem o porquê de não ser comum que advogados moçambicanos se utilizem de instrumentos internacionais de direitos humanos. Contudo, acho que é por não os conhecerem bem ou porque eventualmente os juizes simplesmente podem ignorar os argumentos construidos pelos advogados, inspirados nos tais instrumentos.

Bantulândia - Conhece algum caso em que um cidadão moçambicano, sem recursos financeiros, colocou o Estado à barra do Tribunal, exigindo direito à alimentação, saúde, educação, infantário, habitação ou outros direitos similares?
Duma - Não conheço caso parecido. Mas, conheço casos de cidadãos que exigem compensações por maus tratos de agentes públicos e detenções ilegais.
Penso que os cidadãos não intentam acções contra o Estado exigindo alimentos, habitação, saúde ou outros direitos, porque não sabem que isso é possível. É pura ignorância. Em segundo lugar, porque a justiça moçambicana custa muito caro ao cidadão.

Bantulândia - Como os casos de maus-tratos chegaram ao Tribunal?
Duma - Os casos que conheço chegaram ao Tribunal, através das ONGs de direitos humanos, concretamente a Liga Moçabicana dos Direitos Humanos. Pessoalmente, conheço 7 casos, dos quais três tiveram desfecho favorável aos cidadãos reclamantes.

Bantulândia - Qual é o nível de eficiência da Ordem dos Advogados de Moçambique ou Fundo de Patrocínio e Assistencia Jurídica, para que os cidadãos se utilizem deles?
Duma – Honestamente falando, eu penso que o nível de eficiência da Ordem e do IPAG ainda é baixa. A Ordem só agora é que está a desenhar o seu plano estratégico e esperamos que a resposta a essa matéria seja positiva. Já o Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica (IPAJ) ainda não conseguiu mostrar a razão de sua existência. Exemplo: semana passada, em Pemba (Cabo Delgado), os reclusos responderam ao digno dirigente do IPAJ, Pedro Nhatitima, que não conheciam aquele órgão do Estado. Isto aconteceu numa visita que ele realizou aquando da reunião nacional do IPAJ. Esse posicionamento dos reclusos é repetido por quase todo o país.

Bantulândia - O professor brasileiro Fábio Comparato diz que o judiciário viola os direitos humanos, quando, por meio da norma legal, manda aprisionar cidadãos em cadeias com condições indecentes.
Como advogado, qual é o seu posicionamento?
Duma - Primeiro, concordo plenamente com a colocação do professor Comparato. Segundo, o Direito não deve ser usado para retirar a dignidade do ser humano. Sempre que isso estiver para acontecer é melhor não aplicar esse Direito. Afinal de contas, o Direito é um meio à Justiça e não um fim em si. O fim do Direito deve ser sempre a Justiça. Portanto, aprisionar cidadãos em cadeias degradadas, sem condições higiénicas e de sociabilidade carcerária de qualidade é, sim, violar direitos humanos.

Bantulândia - O que deve ser feito para se melhorar os direitos dos reclusos?
Duma - Em primeiro lugar, é preciso aperfeiçoar a política pública concernente e começar a pensar-se em penas alternativas. Em segundo lugar, é preciso melhorar, através de investimentos, as infra-estruturas prisionais que são uma herança colonial, sem esquecer de melhorar as condições dos agentes carcerários.
Mas, também é preciso lembrar aos juizes que nem sempre é necessário encarcerar o cidadão. Se fores a reparar, as prisões em Moçambique estão repletas de cidadãos a cumprir penas de 1 a 3 meses, prisões essas que poderiam ser convertidas em multa.

Bantulândia - Conhece algum caso em que um determinado juiz, em nome de regras mínimas de tratamento de reclusos, internacionalmente reconhecidas, tenha mandado um cidadão cumprir a pena em casa, por as cadeias locais não terem condições mínimas de reclusão?
Duma - Salvo minha ignorância, nunca ouvi falar em caso idêntico. Entretanto, conheço vários casos de penas máximas aplicadas desnecessariamente.

Bantulândia - Qual é a expectativa que tem da recém-criada Comissão Nacional de Direitos Humanos?
Duma - A Comissão ainda não foi criada. Somente a Assembleia da República aprovou a Lei que a cria, mas o Conselho Constitucional a chumbou por a considerar inconstitucional. Ora, a sociedade civil moçambicana, em tempo oportuno, já tinha chamado à atenção sobre os aspectos detectados como inconstitucionais pelo Conselho Constitucional. Infelizmente, o Governo e a Assembleia da Républica preferiram ser arrogantes e unilateriais a contribuir para instituições mais democráticas, mais livres e mais justas, objectivando a continuação da construção do Estado de Direito Democrático em Moçambique.


Bantulândia - Fala, em linhas gerais, do papel da Liga dos Direitos Humanos na defesa de direitos humanos.
Duma – olha, em termos gerais posso afirmar categoricamente que se a Liga dos Direitos Humanos não existisse não poderiamos falar de acesso à justiça para populações pobres. A LDH, com fundos dos seus parceiros, está a realizar o trabalho que deveria ser feito pelo Estado através do Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica ou outros. Falar do papel da LDH na defesa de direitos humanos deve nos lembrar que esta foi uma das primeiras, senão a primeira a abordar abertamente sobre esses conteúdos no país, tanto que muito conhecimento sobre a matéria no país tem sido produzido a partir da LDH.

*Custódio Duma é advogado e defensor de direitos humanos, trabalhando na Liga Moçambicana de Direitos Humanos. Ex-intercambista em Direitos humanos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conectas Direitos Humanos (São Paulo), em 2005, com financiamento da Open Iniciative Southern Africa.

4 comentários:

stayleir marroquim disse...

Como advogado que sou, li com muita atenção a entrevista e, devo confessar que, a final, invadiu-me um enorme sentimento de tristeza.

Tristeza por certas conclusões a que o entrevistado chega que, a meu ver, são ofensivas à classe dos advogados, principalmente dos que exercem efectivamente a advocacia.

O entrevistado refere que em Moçambique "...dos advogados que exercem a profissão, são pouquíssimos que entendem de direitos humanos...". Ora, com que base chega ele a estas conclusões? que estudo ou inquérito terá sido feito para chegar a esta conclusão?... devo dizer que logo que li esta afirmação me apressei em questionar os meus colegas mais chegados (todos eles que têem na advocacia a sua principal actividade profissional) se teriam respondido a algum inquérito com vista a avaliar o seus conhecimentos sobre direitos humanos e todos responderam negativamente.... aumentou a minha preocupação...mas surgiu-me de seguida outra dúvida, quem são os "...pouquíssimos..." advogados que entendem de direitos humanos? Pela entrevista parece-me que um é já conhecido (o próprio entrevistado)... mas e os outros?

Mas, mesmo em relação aos "...pouquíssimos..." advogados que entendem de direitos humanos o entrevistado refere ainda que o nível de conhecimento que eles tem (sobre os direitos humanos) "é muito baixo"... mais uma vez fiquei chocado...e os motivos são os mesmos... quais são os elementos que lhe permitiram chegar a estas conclusões????

...Depois de ter lido a última resposta, fiquei com a impressão que os "...pouquíssimos advogados.." conhecedores de direitos humanos fazem parte da Liga dos Direitos Humanos. SERÁ ISTO VERDADE???

Acho que é preciso respeitar, acima de tudo, os colegas de profissão sempre que nos pronunciamos publicamente,principalmente quando nos referimos as suas qualidades profissionais.

Stayleir Marroquim
C.P. 491

Nelson disse...

Caro Stayleir Marroquim, sem querer lhe negar o direito à tristeza(não vou lhe violar um direito humaníssimo), queria ter encontrado alguma diferença entre vocês(Duma e Stayleir). Custódio Duma sem inquérito nenhum afirmar que pouquíssimos advogados “entendem de direitos humanos” e Stayleir Marroquim com algum inquérito provar que Duma está errado. Provar que grande parte dos advogados senão mesmos todos entendem e bem dos direitos humanos.
Agora se é só questão de “dar voz” às nossas emoções, tudo bem. Pode ficar claro aqui que não pretendo defender seja lá quem for, apenas exigir coerência. Prova disso também estou interessado em saber como Duma chegou às conclusões a que chegou. Para mim a rápida consulta que fez aos colegas de profissão se teriam respondido à um inquérito sobre o assunto acho mesquinho demais para se chegar a conclus`ao a que se chegou. Deve ser dai que encontro muita semalhença entre vocês(Duma e Stayleir).

stayleir marroquim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
stayleir marroquim disse...

Meu caro Nelson (se me permites tratar-lhe desta forma),

Não cabe a mim apresentar inquéritos para provar que os advogados moçambicanos no geral, ou que os advogados (igualmente moçambicanos) que exercem efectivamente a advocacia, em particular, entendem de direitos humanos. Cabe sim àquele (ao entrevistado), que disse que estes não entendiam de direitos humanos provar que as suas declarações são verdadeiras.

No dia em que eu pretender me referir a qualidade dos nossos advogados (ou de qualquer outro grupo de profissionais... economistas, sociólogos, linguistas, engenheiros, etc), primeiro, procurarei encontrar elementos objectivos (sublinho) que me permitam concluir que aquilo que vou falar corresponde a verdade...não recorrerei a induções amplificantes.

O facto de eu dizer que desconheço a existência de qualquer estudo (ou inquérito) que tenha incidido sobre as advogados moçambicanos no sentido de aferir os seus conhecimentos sobre os direitos humanos, não significa que eu defenda que estes dominem esta matéria do Direito... quer simplesmente dizer que, enquanto este estudo não existir, as pessoas, principalmente os da mesma classe (advogados), não se devem pronunciar publicamente fazendo generalizações sobre conclusões que em princípio terão encontrado em certo grupo restrito de pessoas do seu meio... isso não!!!

Todo o advogado sabe que mesmo em relação aos criminosos dá-se-lhes o benefício da presunção de inocência enquanto não forem julgados e condenados pelo crime de que são acusados... assim acontece exactamente para permitir que seja produzida prova sobre os factos de que ele, o criminoso, é acusado....Ora, se assim é, porquê sentenciar os advogados e rotula-los de desconhecedores de direitos humanos quando prova alguma existe que demonstre a realidade deste facto!!??

Reafirmo, meu caro... não cabe a mim, muito menos aos restantes advogados, defender que os advogados dominam os direitos humanos...cabe sim àquele que afirmou que estes não sabem quase nada de direitos humanos provar que está certo.

Portanto, não se trata de um assunto "mesquinho"... muito pelo contrário...

Abraço.